top of page

INICIANTES

ALOJAMENTO

 

Primeiramente: a gaiola. Se pretende ter um rato, precisa estudar sobre o alojamento que você pode adquirir, fazer um planejamento. Quanto você está disposto a pagar?  

Como você já deve saber, a gaiola é um dos itens mais importantes e um dos fatores mais cruciais na qualidade de vida do seu rato. Sabendo disso, vamos aos fatos:

- Uma gaiola deve ter, em média, 60x60x60cm e ter, pelo menos, um andar para cada rato. Essa é uma medida base, podendo variar.

- Ela deve ter a malha (espaço entre uma grade e outra) pequena o bastante para que os inquilinos não possam escapar (em torno de 1cm e 1,5cm)

-  areia de gato que não solte muito pó vai bem - aqui recomendamos a PipiCat Classic ou forrações de celulose.

- Procure colocar alguns brinquedos, assim como redes e tocas (para evitar estresse, é importante adicionar uma toca por rato). Você pode calcular quantos ratos a sua gaiola comporta nesse site: http://www.ratclub.org/cgi-bin/cage3.cgi (lembrando que width: Largura, depth: Profundidade e height: Altura)

 

ESCOLHENDO RATOS

 

Na hora de escolher os ratos, você deve ter algumas decisões a tomar. 

- É melhor pegar ratos de um criador ou de alguma pet shop? Se você tiver a oportunidade, pegue de um criador (se for responsável e experiente, melhor ainda). As chances de ele manter contato com os ratos desde filhotes aumenta muito e as de você ter um rato que seja dócil, também. Esta socialização é chamada de "socialização forçada" e é importantíssimo para o filhote e o futuro dono; bem como o imprinting, que ocorre dos 30 aos 40 dias. 

 

- Macho ou fêmea?

 

Cada um tem seu comportamento, temperamento e personalidade únicos. Em geral, machos são mais quietos e carinhosos, mas tem tendência a fazer coco fora do banheirinho. A urina deles também tem um cheiro mais forte, apesar de a AN diminuir o cheiro em até 60%. Fêmeas são mais agitadas, porém mais disciplinadas em relação ao banheirinho. Para o seu primeiro rato, o indicado é fêmeas. Todos sabemos que não é difícil encontrar pessoas que morem na mesma casa relutantes em questão a ter ratos como pets, e ter fêmeas mais "limpinhas", sem "azeitonas" e que gostem de brincar pode ajudar a converter os descrentes 

Nota: Isso é apenas generalização, você também irá precisar de uma forcinha do destino para ter a dupla perfeita. Ou seja: Podem haver controvérsias quanto ao comportamento.  

 

- Quantos?

 

1 é pouco, 2 é bom e 3 (ou mais) é perfeito. Ratos são animais sociáveis - na natureza, vivem em colônias familiares de até 400 indivíduos - e gostam de conviver com outros da mesma espécie, sendo uma necessidade biológica para viverem bem. Por isso, nunca mantenha apenas um rato na gaiola ou ele vai se sentir sozinho e ficará deprimido, podendo sofrer até de ansiedade de separação quando for deixado sozinho (mesmo que você o deixe sozinho apenas para dormir ou enquanto trabalha/estuda: lembre-se, você tem a sua vida, o rato só tem você). Ter 3 é o mais aconselhado, pois se 1 morrer o outro terá companhia para o luto (e isso é extremamente importante, já que ratos sentem o luto como humanos)

Que legal! Vou pegar um casal então! PARE! Sempre pegue ratos do mesmo sexo, assim você não corre o risco de crias indesejadas (ratos dão à luz a, em média, 12 filhotes a cada 21-24 dias. Sem contar que crias consecutivas estressam a fêmea, prejudicam seu organismo e acabam com a sua saúde, podendo resultar em morte prematura da mãe, ninhada fraca e doente e até infanticídio; além disso, é necessário CONHECIMENTO para reproduzir, ou você estará judiando do casal).

 

ALIMENTAÇÃO

 

Você deve se decidir entre dar ração ou dar AN (Alimentação Natural). 

Ração:

A ração que recomendamos é a EquilibRato, pois no mercado brasileiro é a única a atender todas as necessidades nutricionais dos ratos pets. Ela deve ser oferecida na quantidade de 30g a 40g por rato por dia, podendo ser oferecida em dois horários diferenes (exemplo: 15g de manhã e 15g a noite). Essa ração já é completa, não havendo necessidade de complementa-la com outros alimentos, porém podem ser oferecidos "petiscos" esporadicamemte ou como agrado, nunca em excesso

Alimentação Natural:

Você obrigatoriamente deverá comprar os seguintes itens:

- 1 pote de ração para granola (parecido com aqueles de cachorro, só que bem menor)

- 1 pote de ração para comidas úmidas (pode ser um prato pequeno ou um pote igual ao de granola)

- 1 bebedouro com bico de ferro ou para pássaros (não confio no de bico de ferro, aqui eles param de sair água algumas vezes; alguns donos usam potes de vidro ou de algum material pesado)

A Granola deve ser DIET (não a LIGHT, acredite, há diferenças importantes)

70% da alimentação deles é granola diet, que deve ficar disponível 24hs por dia sendo trocado diariamente. Ratos comem, em média, 10% do seu peso corporal em grãos. Os outros 30% vem de alimentos crus (evite alimentos que precisem ser cozidos, como feijão e batata; carboidratos são pouco aproveitados pelo organismo e na natureza eles não ingeririam estes alimentos cozidos, no entanto, ofertá-los crus irá matar seus ratos - alimentos cozidos perdem nutrientes), oferecida 1 ou 2 vezes por dia. A proteína animal é obrigatória e, apesar do tenébrio ser muito gorduroso, é uma opção aos vegetarianos ou quem não quer ofertar carne crua.

Para quem prefere o fígado cru, deve ser dado apenas APÓS CONGELADO POR 72HS e descongelado na parte de baixo da geladeira, uma porção do tamanho da cabeça deles (em torno de 5g-10g por rato). 

Aqui tem um exemplo de menu semanal:

 

Segunda: sementes (menos de maçã), couve e feijão cozido

Terça: banana, brócolis, tomate e batata doce cozida

Quarta: uva passa/uva, couve, salsa, feijão cozido

Quinta: melão, brócolis, espiga de milho, fígado

Sexta: ameixa, couve, abóbora, feijão cozido

Sábado: banana, brócolis, batata doce cozida, ervilhas

Domingo: maçã, couve, cenoura, fígado

 

Lembrando que alguns alimentos não podem ser oferecidos crus, como o feijão ou a batata (doce ou não). Na dúvida, é só pesquisar no grupo do FB. Também temos que ter cuidado com os excessos: fígado deve ser dado 3x/semana para ratos até os 6 meses e 1x/semana a partir disso. Ovo, cru (preferencialmente!) ou levemente cozido 1x a cada 15 dias, como fonte de cálcio. Os complementos são obrigatórios, como o levedo de cerveja (vitaminas do complexo B), o extrato de própolis (manutenção da imunidade), azeite de oliva (vitamina E) e óleo de peixe (óleos graxos e ômega 3 - frango também é uma boa fonte de ômega 3, e uma vez no mês pode ser ofertado pés de frango, pescoço e cabeça, sendo a cabeça com pescoço o ideal, ossos carnudos são ótimas fontes de cálcio e ratos, como necrófagos, adoram!).

 

Como ofertar os complementos?

 

Levedo de cerveja: uma colher de café diariamente misturada à comida crua.

Óleo de peixe (melhor absorvido pelo organismo que o óleo de linhaça): uma cápsula por dia, furando e despejando o óleo na comida

Ovo: mantendo na parte mais alta da geladeira é seguro ofertá-lo cru e é mais nutritivo também, quebrando a casca e despejando a clara e a gema em um pratinho ou pirex - a casca pode ser deixada na gaiola para comerem.

Ossos crus: ossos carnudos são ótimas fontes de cálcio e os músculos, pele, tendões, nervos e ligamentos são otimamente aproveitados pelo organismo dos ratos, além de gastarem de forma saudável os dentes, manterem a saúde bucal e serem um ótimo estímulo psicológico. Não se preocupe, seu rato não ficará agressivo e nem passará a ser canibal por ingerir carne crua ou pedaços inteiros de frango.

Azeite de oliva: se você oferece óleo de peixe, procure trocá-lo uma vez na semana pelo azeite de oliva, uma colher de chá. 

Própolis: se você quiser, pode dar na boca de cada rato, todos os dias. A quantidade ideal é 2 gotas por rato, mas se misturar na comida, uma pipeta está ok. Se o seu própolis tiver conta-gotas na ponta e não uma pipeta, você pode adicionar as duas gotas por rato à comida.

 

LIMPEZA

 

Você deve manter a gaiola sempre limpa e sem cheiros fortes. Deve-se trocar a forração sempre que necessário, evitando deixar mais de dois dias a mesma forração. Para limpeza da gaiola use agua e sabão neutro e para desodorisar utilizar vinagre de maçã.

 

SOLTURA

 

É importante para a saúde psicológica dos seus ratos serem soltos, pelo menos, 1h por dia. Você pode soltá-los em um ambiente seguro como o box do banheiro, com alguns brinquedos e petiscos, ou pode soltá-los no cômodo da gaiola e deixá-la livre caso queiram usar o banheirinho, tomar água ou comer.

  • Facebook App Icon
bottom of page