top of page

RATTARIA BRASIL

Nosso grupo foi fundado por duas pessoas: Maicon Meirelles e Rodolfo Marques.
 

Sempre fomos apaixonados por animais, porém sempre tivemos uma queda a mais por roedores. Eu (Maicon Meirelles) já havia criado ratos em 2001/2002 mas com a morte deles não imaginaria criar novamente. Porem, em 2013 uma amiga nos presenteou com alguns ratos, mas até então eu não sabia que esse universo era tão grande, pesquisei alguns sites e blogs do Brasil e estrangeiros e vi que haviam muitas informações que não sabíamos; alimentação, alojamento, padrões e genética, etc...

Foi aí que começamos a estudar sobre todo esse universo de criação de ratos e nos apaixonamos mais ainda, ficamos loucos e viciados em estudar a genética, padrões e comportamento. 

 

No intuito de informar e ensinar o que havíamos colhido de informações decidimos criar no grupo Rattaria Brasil. Que foi fundado em 13 de Julho de 2014 e então pouco tempo já tínhamos muitas pessoas como membros e seguidores.

 

Infelizmente aqui não Brasil não tinhamos muitas variedades, tínhamos apenas: Agouti, Black, Amber, Champanhe, Silver Fawn, Fawn, Mink, Cinnamon e Beige.


Marcações: Hooded, Striped, Berksheire, Self, Capped, Bareback e Head Spotted.

 

Ao decorrer de 2014 continuamos nossas pesquisar sobre esse meio e nos veio uma pergunta: Por que não temos outros padrões? 

Os outros padrões se encontravam em outros países e, então procuramos ver porque ninguém havia feito uma importação para traze-los até o Brasil, o que ouvimos foi:
 - Ah, é difícil!
 - Ah, vai sair caro!
 - Ah, é muito burocrático.

 

PRIMEIRA IMPORTAÇÃO

PRIMEIRA IMPORTAÇÃO

Com tantos pontos negativos nós chegamos acreditar que era impossível! Mas, eu (Maicon Meirelles) sou uma pessoa muito decidida quando quero algo, então fui pesquisar sobre tudo isso: importação, requerimentos e também criadores lá de fora.

 

Em uma conversa com a criadora de Portugal Gisele Fernandes ela havia me dito que viria ao Brasil em outubro, nossa conversa ocorreu no final de setembro de 2014, então eu não tinha muito tempo para ajeitar os papéis, mas eu quis arriscar...
Sabendo que teria penas 10 dias para ajeitar tudo fui logo procurar o Ministério da Agricultura para dar entrada no requerimento de importação. O requerimento e a autorização saiu 2 dias antes dela embarcar com eles (Grazadeus rs). Então no dia 09/10/2014 chegaram ao Brasil os primeiros Dumbos :)


Nossa lista de importação de Portugal ficou: Hairless; Blues; Rexs; Pearls e Himalayan.
 

Foram no total de 12 ratos, todos dumbos de cores e marcações que ainda não haviam no Brasil.

Foi um feito grandioso...

 

ENCONTRO - RATTARIA BRASIL

Mas, queríamos fazer mais! 
No dia 10/06/15 fizemos o primeiro certificado de nascimento para ratos PET, contendo todos os dados de: data de nascimento, cor, marcação e pais. Juntamente com o registro estava nosso código de criador pelo SEAPEC.

 

Continuamos nosso trabalho com os ratos e começamos a realizar encontros para divulgar os ratos como animais de estimação, nosso primeiro encontro foi na Quinta da Boa Vista- Rio de Janeiro, conseguimos alcançar muitas pessoas que logo se tornaram adeptos aos ratinhos. Atrás de nossos encontros e nosso trabalho em divulga-los como animais pet, acabamos ficando conhecidos não só nas redes sociais, mas também em outros lugares...

RATTARIA NO PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES

Quando menos pudemos esperar recebemos uma ligação do programa Encontro com Fátima Bernardes, para podermos participar e falar sobre eles :D
Nossa, foi outra realização, não poderíamos imaginar que nosso projeto com eles poderia ficar tão grande. No programa nós conseguimos divulgar mais ainda os ratos como animais pets dismestificando a imagem dos ratos como animais sujos e que transmitem doenças, ainda temos muito trabalho pela frente, mas temos certeza que vamos acabar com esse preconceito.

SEGUNDA IMPORTAÇÃO

Maaas, ainda não acabou rs
No meio do ano de 2015 e desse turbilhão de coisas acontecendo e de imensas realizações ainda estávamos atrás de mais padrões para somar com o que tínhamos. já estávamos em contato com uma criadora dos USA (Letícia Krasne) que gentilmente concordou em fazer uma exportação. Com isso, fizemos a primeira parceria entre Brasil e USA em criação de ratos.
Levando mais 5 meses de burocracia, finalmente no dia 5/10/2015 chegam os novos padrões importados por nós do Rattaria Brasil dos USA, trazendo para o Brasil os: Martens; Essex; Harleys; Dwarfs; Chinchilas; Patchworks; Wistar Han; Satins; Burmeses; Siameses; Variegated e Silvermane.


Trouxemos no total de 40 novos ratos.


****Todos essas linhas ainda estão em desenvolvimento e fixação por nós do Rattaria.

RATTARIA NO PROGRAMA É DE CASA

No dia 20/02/2016 nos foi feito o convite para participar do É de casa e claro nós aceitamos... hehe

 

Aos poucos estamos conseguindo espaço para podermos falar sobre os ratos, e eu conto a ajuda de todos vocês para podermos divulgar isso, o que nós fizemos foi apenas a ponta do iceberg, vocês podem fazer mais e muito mais pelo nosso meio, vamos nos unir e provar que os ratos podem ser animais para pet, e um dia espero que possamos chegar no nível de criação lá de fora.

Pensando em melhorar a qualidade de vida dos nossos ratos conseguimos, em parceria com Marta Grecco uma nutróloga animal, realizar o que muito de nós queríamos, uma ração própria para ratos PET. Vamos falar dela em outro tópico rs

 

Bem gente, essa é nossa história contada rapidamente rs

 

Aqueles que quiserem conhecer nosso trabalho é só ficar ligado aqui no site e também na nossa página no Facebook, grande beijo!

EQUIPE RATTARIA

Fundador do Rattaria Brasil

 

Responsével pela genética, cuidados e controle da criação, relacionamento com o público e divulgação.

Co Fundador do Rattaria Brasil

 

Responsável pelos cuidados da criação, elaboração e manutenção dos alojamentos e designer gráfico.

  • Facebook App Icon
bottom of page